4 mitos e verdades sobre gatos
Existem diversos mitos em relação aos gatos, você já deve ter ouvido alguns. Algumas
pessoas acham, por exemplo, que esse animal pode não se dar bem com crianças. De acordo
com os veterinários, isso não é verdade. Pelo contrário, a relação entre os dois pode ser
excelente para a formação da garotada.
A seguir, vamos desmistificar 4 temas polêmicos sobre os felinos
1. Gatos são perigosos e traiçoeiros
Falso! Esses pets gostam de passear e se aventurar. Por isso, eles gostam de saltar para alguns lugares dentro e fora de casa. Apesar dessa característica instintiva, estes animais não têm uma personalidade duvidosa e não vão fazer mal a bebês, crianças e pessoas em geral, de propósito. Por instinto, eles podem cheirar e mostrar curiosidade. Você nunca estará caminhando na rua e será surpreendido por um gato te atacando!
2. Gatos amam leite
Falso! Esse pode ser considerado um dos maiores mitos em relação aos felinos, que não amam essa bebida. O leite, inclusive, pode fazer mal aos bichanos e causar problemas intestinais. Após o desmame, a grande maioria se torna intolerante à lactose (o açúcar do leite). Ou seja, são incapazes de produzir quantidades adequadas da enzima lactase.
3. Gatos sempre caem em pé
Verdade! Quaaaase sempre verdade! Graças à sua anatomia desenvolvida especialmente para se locomoverem com agilidade, os bichanos também conseguem girar no próprio eixo quando estão em queda para que as suas pernas fiquem para baixo e, dessa forma, caiam na vertical. Ao cair, os olhos e os ouvidos internos do gato enviam sinais ao cérebro, avisando que seu corpo está desalinhado em relação ao solo. Rapidamente, o cérebro aciona a musculatura do animal, que corrige sua postura em plena queda. Primeiro, ele vira a cabeça. Depois, o corpo todo – tudo numa fração de segundo. (Fonte: Super Interessante)
A característica é bastante vantajosa, pois evita que os gatinhos se machuquem gravemente na maioria das quedas.
4. Gatos odeiam cães
Falso! Existem vários fatores que podem influenciar nessa relação. Não existe, contudo, nenhum estudo que afirme que cachorros não gostam de felinos e vice-versa.
Caso os animais tenham crescido juntos, é ainda mais possível que sejam grandes amigos.
Você também é apaixonado por animais como a gente?
Curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram, você vai poder acompanhar muito conteúdo interessante sobre cães e gatos!
Até o próximo post!